Como surgiram os seguros?




Séculos antes de Cristo, caravanas atravessavam os desertos do Oriente para comercializar camelos. Como era comum alguns animais morrerem no caminho, os cameleiros firmaram um acordo para pagar e substituir o camelo de quem fosse afetado.


Com o início do comércio por navegação, começaram a aparecer os primeiros seguros marítimos. O seguro, nesse caso, se estabelecia por meio de um acordo entre os navegadores, que garantia a quem perdesse um navio a construção de outro. Como o comércio entre países acontecia apenas pelo mar, era essencial manter o funcionamento da economia com os seguros.





Seguros no Brasil


A maneira de fazer seguros foi se aprimorando, e a primeira apólice foi emitida em 1347, em Gênova, para um seguro de transporte marítimo. No Brasil, a primeira sociedade de seguros foi criada em 24 de fevereiro de 1808, sob o nome de Companhia de Seguros Boa-Fé. A partir de 1850, começaram a aparecer novas seguradoras, operando além do seguro marítimo os seguros terrestre e de vida.


Desde os primórdios da civilização o seguro tinha o mesmo objetivo: proteger os bens e evitar prejuízos financeiros. Agora que você conheceu a história desse mercado tão importante, que tal fazer uma cotação agora mesmo e garantir o seu seguro?

Conte com a gente!



Fonte: tudosobreseguros.org.br